Sitta europaea

Reino: Animalia
Classe: aves
Estatuto de conservação:
Pouco Preocupante (LC)

A trepadeira-azul é encontrada em todo o território nacional, embora a sua abundância varie consideravelmente. Trata-se de uma espécie tipicamente florestal, preferindo florestas de folha caduca, matas de freixos e, mais raramente, matas ripícolas, olivais, parques e jardins. A trepadeira-azul parece ter uma predileção por povoamentos maduros, onde as árvores mais antigas são frequentes, o que pode estar relacionado com a maior disponibilidade de locais para nidificação.

O seu canto faz-se ouvir especialmente de fevereiro a maio. Para a construção dos ninhos, são aproveitadas cavidades em árvores velhas, como sobreiros, azinheiras, carvalhos ou castanheiros. A trepadeira-azul é uma espécie bastante sedentária, que não faz movimentos migratórios significativos e se alimenta de invertebrados e de sementes, obtendo-os sobre os troncos e ramos das árvores, mas também no solo.

(CATRY, Paulo; COSTA, Hélder; ELIAS, Gonçalo; MATIAS, Rafael – AVES DE PORTUGAL: Ornitologia do território continental. Lisboa: Assírio & Alvim, 2010.)

Projetos onde a espécie foi identificada