Carpocoris mediterraneus

Reino: Animalia
Classe: insecta
Estatuto de conservação:
Não Avaliado (NE)

O Carpocoris mediterraneus é um percevejo da família Pentatomidae, que engloba espécies conhecidas como percevejos-de-escudo devido ao formato característico do corpo.


Esta espécie é comum em regiões de clima mediterrâneo, sendo encontrada no Sul da Europa, Norte de África e algumas áreas da Ásia Menor. Vive em prados, campos agrícolas, margens de florestas e áreas secas.


Os adultos medem, geralmente, entre 10 e 14 mm de comprimento. O corpo tem um formato quase pentagonal, típico dos percevejos-de-escudo. Apresenta uma grande variação de cores, indo do amarelo e laranja ao castanho-avermelhado, muitas vezes com padrões escuros no dorso. O pronoto (parte anterior do tórax) tem bordos laterais salientes, e o escutelo (estrutura em forma de triângulo no dorso) é bem desenvolvido, enquanto as pernas são relativamente curtas, adaptadas à deslocação sobre a vegetação.


Alimenta-se principalmente da seiva de plantas herbáceas e gramíneas, usando o seu aparelho bucal perfurador para sugar os nutrientes.


Após o acasalamento, as fêmeas depositam ovos em folhas e caules de plantas hospedeiras, de onde eclodem ninfas que passam por várias fases de desenvolvimento e muda, antes de atingirem a fase adulta.


É um inseto que pode ser observado durante as épocas mais quentes do ano, que como outros percevejos da mesma família, liberta substâncias químicas de odor desagradável para se defender de predadores. (https://www.inaturalist.org/)

Projetos onde a espécie foi identificada