Carduelis carduelis

Reino: Animalia
Classe: aves
Estatuto de conservação:
Pouco Preocupante (LC)

O pintassilgo distribui-se de norte a sul do território, sendo mais abundante no Sul, evitando as zonas mais elevadas, em especial na serra da Estrela. Durante a época de nidificação, ocorre em zonas abertas, mas quase sempre na proximidade de áreas arborizadas. Alimenta-se em terrenos agrícolas, pastagens e terrenos incultos. Geralmente nidifica em árvores, ou arbustos bem desenvolvidos, frequentando por isso as orlas de bosque e bosquetes, sebes e vegetação ribeirinha.

No Verão, Outono e Inverno a espécie forma grandes bandos, por vezes associando-se a outras espécies de fringilídeos, como milheirinhas, pintarroxos e lugres. É uma espécie, sobretudo, residente em Portugal e pode ouvir-se de fevereiro a junho.

A alimentação do pintassilgo é composta por pequenas sementes, apresentando uma grande preferência por sementes de cardos, sendo este grupo de plantas que está na origem do nome científico Carduelis. Desde há muito tempo que o pintassilgo é perseguido e comercializado, por passarinheiros, sendo perseguido e comercializado como ave de gaiola, ilegalmente.

(CATRY, Paulo; COSTA, Hélder; ELIAS, Gonçalo; MATIAS, Rafael – AVES DE PORTUGAL: Ornitologia do território continental. Lisboa: Assírio & Alvim, 2010.)

Projetos onde a espécie foi identificada