O Axinotarsus marginalis é um escaravelho pertencente à família Melyridae, da ordem Coleoptera, presente em Portugal e na Europa, embora, com poucos registos em plataformas de ciência cidadã, como o iNaturalist.
É um inseto de pequenas dimensões, com um corpo alongado e esguio, que habita diversos ecossistemas. Nesta espécie, os élitros (asas anteriores endurecidas) podem apresentar margens e texturas que ajudam na identificação da espécie. A coloração é variável, com combinações de tons que favorecem a camuflagem em ambientes naturais. As antenas são segmentadas e adequadas à deteção de estímulos, enquanto as patas são adaptadas a uma locomoção ágil, facilitando a deslocação sobre superfícies vegetais ou no solo.
É frequentemente associado a ambientes onde existe abundância de matéria orgânica e vegetação, como florestas, zonas de vegetação rasteira e solos ricos em detritos, condições que favorecem a sua alimentação e o desenvolvimento dos seus ciclos de vida.
Como espécie polífaga, alimenta-se de diferentes fontes de matéria orgânica, contribuindo para a reciclagem de nutrientes dos ecossistemas. (https://www.gbif.org/)