A Psammodromus algirus é uma lagartixa bastante comum, pertencente à família Lacertidae, que se encontra distribuída pela Península Ibérica, Sul de França e Norte de África.
É um réptil relativamente comprido, que pode atingir os 10 cm de comprimento corporal e os 30 cm de comprimento total, se a longa cauda for contabilizada. A cabeça é alta e relativamente robusta, especialmente nos machos.
Geralmente são pardas e de ventre esbranquiçado, sendo que, na época de acasalamento (primavera), verifica-se um notório dimorfismo sexual no que diz respeito à coloração. O macho ganha tonalidades vibrantes que vão do amarelo ao laranja-vivo nas laterais da cabeça e na garganta, destacando-se igualmente os ocelos azulados ao longo dos flancos, zona que, frequentemente, se encontra pintalgada de verde e azul. A fêmea mantém os tons pardos, destacando-se um par de listas mais claras ao longo dos flancos.
É uma espécie insetívora, que se alimenta de pequenos insetos e outros artrópodes. (https://www.museubiodiversidade.uevora.pt/)