A Trichilogaster acaciaelongifoliae é uma vespa pertencente à família Melanosomellidae. Esta pequena vespa parasitóide causa galhas na Acacia longifolia (Acácia-de-espigas), uma planta nativa da Austrália, mas invasora em várias partes do mundo, como na África do Sul e em Portugal.
Tem geralmente entre 2 a 4 mm de comprimento, o corpo compacto e brilhante, com asas transparentes e antenas bem segmentadas.
A fêmea deposita ovos nos botões florais ou tecidos jovens da Acacia longifolia, o tecido vegetal reage formando galhas (estruturas tumorais vegetais) que abrigam e alimentam as larvas da vespa. Estas galhas, impedem a produção normal flores e sementes por parte da planta, contribuindo para reduzir sua propagação.
A espécie foi introduzida com sucesso, como agente de controle biológico na África do Sul (anos 1980) e posteriormente em Portugal e noutros países.
Tem sido eficaz no controlo da Acacia longifolia, que tem impactos negativos sérios nos ecossistemas costeiros e florestas nativas. (https://www.inaturalist.org/)