O Mantis religiosa é um inseto da família Mantidae, que em Portugal continental se distribui por todo o território, ocorrendo, preferencialmente, em vegetação herbácea ou arbustiva.
É um inseto de dimensão média (4-6 cm), cabeça giratória (até 180º) com armadura bucal trituradora, antenas longas e delgadas, grandes olhos e 3 ocelos entre as antenas. As patas anteriores são preênseis, com espinhos que ajudam a reter a presa, quando caçam. A postura normal destas patas, assemelha-se à posição de oração, de onde deriva o seu nome popular, louva-a-Deus.
São animais solitários, que acasalam entre agosto e outubro. É frequente a fêmea comer o macho durante ou após a cópula, começando pela cabeça, pois os gânglios nervosos que controlam os movimentos de cópula encontram-se na zona abdominal.
A oviposição ocorre no outono. Os ovos são depositados juntamente com uma espuma que endurece, formando uma ooteca que pode conter entre 200 a 300 ovos, emergindo as ninfas na primavera. (https://www.museubiodiversidade.uevora.pt/)