Coccinella septempunctata

Reino: Animalia
Classe: insecta
Estatuto de conservação:
Não Avaliado (NE)

A Coccinella septempunctata, conhecida como joaninha-de-sete-pintas, é um escaravelho da família Coccinellidae, amplamente distribuída pelo mundo, que vive em prados, campos agrícolas, florestas e jardins.


Pode ser encontrada na Europa, Ásia e América do Norte, tendo sido introduzida em algumas regiões do globo. É uma predadora voraz de pulgões e outros pequenos insetos, que a torna útil como forma de controlo biológico de pragas agrícolas.


Possui o corpo arredondado e convexo, com aproximadamente 5 a 8 mm de comprimento, vermelho vivo ou alaranjado com sete pintas negras na parte superior dos élitros (asas anteriores endurecidas). A cabeça e o pronoto são pretos, frequentemente com manchas brancas laterais.
A coloração vibrante é um aviso para predadores sobre seu gosto desagradável, podendo libertar um líquido amargo (hemolinfa) pelas articulações como mecanismo de defesa.


Como quase todos os escaravelhos, tem um ciclo de vida completo. As fêmeas depositam ovos pequenos e amarelos em grupos no verso das folhas, dos quais eclodem larvas negras ou acinzentadas com manchas laranjas, de corpo alongado e espinhoso. As pupas fixam-se em folhas ou caules passando por várias metamorfoses, das quais emergem os adultos, que se tornam sexualmente maduros em poucas semanas. (https://www.inaturalist.org/)

Projetos onde a espécie foi identificada