Camponotus lateralis

Reino: Animalia
Classe: insecta
Estatuto de conservação:
Não Avaliado (NE)

A Camponotus lateralis é uma formiga-carpinteira, que habita, principalmente, a região do Mediterrâneo, incluindo partes do Sul da Europa, Norte de África e algumas áreas da Ásia Ocidental.

Prefere áreas abertas e secas, como florestas, campos e terrenos pedregosos, onde constrói ninhos em madeira morta, sob pedras ou diretamente no solo.

Vive em colónias bem organizadas, em que as formigas operárias desempenham funções distintas, como a recolha de alimento, defesa e cuidados com as larvas.

As formigas operárias variam entre os 3,5 e 7 mm de comprimento, enquanto as rainhas são significativamente maiores. Apresenta uma coloração bicolor, com a cabeça e o tórax escuros (preto ou castanho-escuro) e o gáster (parte posterior do abdómen) mais claro, muitas vezes amarelado ou avermelhado. Possui a cabeça relativamente grande em comparação com o corpo, com mandíbulas bem desenvolvidas, usadas para manipular alimentos e defender a colónia.

Como a maioria das formigas do género Camponotus, é omnívora, alimentando-se de substâncias açucaradas, como a melada excretada por pulgões, além de pequenos insetos e matéria orgânica. (https://www.antwiki.org/)

Projetos onde a espécie foi identificada