Empusa pennata

Reino: Animalia
Classe: insecta
Estatuto de conservação:
Pouco Preocupante (LC)

Semelhante ao louva-a-deus, o empusa é mais pequeno e apresenta algumas características distintivas. A cabeça é pequena e alongada, encimada por uma protuberância cónica. O tórax é longo e estreito e o abdómen curto e encurvado, no estado de ninfa, é muito característico. O primeiro par de patas é preênsil e a cutícula rugosa, de cor castanha ou esverdeada. Os machos voam, ao contrário das fêmeas, e possuem longas antenas peniformes, enquanto que as fêmeas têm antenas filiformes. Atingem o estado adulto entre maio e agosto.

A reprodução é semelhante à do louva-a-deus, do mesmo modo, os ovos são depositados numa ooteca (depósito de ovos, protegido por uma substância rígida). Contudo, ao contrário do louva-a-deus, os jovens eclodem no outono e é no estado larvar que a espécie atravessa o inverno.

Ocorre preferencialmente em zonas áridas e quentes, entre vegetação arbustiva ou herbácea, alimentando-se de pequenas presas (sobretudo moscas). Em Portugal continental distribui-se de norte a sul do território.

www.museubiodiversidade.uevora.pt

Projetos onde a espécie foi identificada