A carriça é uma ave muito comum na maior parte de Portugal, nidificando desde o nível do mar, até às zonas montanhosas de maior altitude (atingindo os 1700 metros na serra da Estrela). Encontra-se numa grande diversidade de habitats, mostrando preferência por zonas providas de alguma vegetação densa, ocorrendo em sebes e silvados, matagais, bosques variados (desde que com sub-bosque bem desenvolvido), matas ripícolas, assim como parques e zonas urbanas.
A carriça dá início à sua época de reprodução, normalmente, nos primeiros dias do mês de março, prolongando-a até meados de julho. Constrói um ninho volumoso, elaborado sobre uma grande diversidade de suportes, como sejam arbustos, sebes, cavidades naturais ou artificiais, por vezes muito perto do solo.
O canto desta espécie, surpreendentemente sonoro para o pequeno tamanho da ave, faz-se ouvir durante todo o ano. A carriça é uma espécie insetívora, que captura as suas presas na vegetação, perto do solo.
(CATRY, Paulo; COSTA, Hélder; ELIAS, Gonçalo; MATIAS, Rafael – AVES DE PORTUGAL: Ornitologia do território continental. Lisboa: Assírio & Alvim, 2010.)