A distribuição da rola-turca abrange a maior parte do território nacional. A espécie é claramente mais abundante ao longo da faixa costeira, onde tem uma distribuição quase contínua. No interior do território tem uma distribuição mais fragmentada, tendo vindo a expandir-se progressivamente nos últimos anos. Ocorre sobretudo em zonas onde a presença humana se faz sentir de forma intensa, sendo mais abundante em aglomerados populacionais de média e grande dimensão, especialmente se ricos em jardins ou outras zonas verdes. O ninho é construído numa árvore, num arbusto ou numa sebe alta.
A rola-turca pode criar três a seis ninhadas por ano e pode ser ouvida a cantar em todos os meses do ano, com mais intensidade de março a setembro. É uma espécie maioritariamente residente, embora alguns indivíduos imaturos efetuem movimentos dispersivos, dos quais resulta a colonização de novas áreas. A alimentação destas rolas é composta principalmente por grãos de cereal e outras sementes e alguns invertebrados.
(CATRY, Paulo; COSTA, Hélder; ELIAS, Gonçalo; MATIAS, Rafael – AVES DE PORTUGAL: Ornitologia do território continental. Lisboa: Assírio & Alvim, 2010.)