A felosa-musical é uma das aves migradoras de passagem mais comuns em Portugal. A passagem pré-nupcial é pouco pronunciada, pelo que a sua distribuição primaveril, ainda que muito ampla, é mal conhecida nos seus pormenores.
No Outono existem observações em quase todo o país, com clara predominância na faixa costeira. A espécie é particularmente numerosa no Algarve, sobretudo durante o mês de setembro. Esta felosa frequenta uma grande variedade de habitats, desde que com algum coberto arbóreo ou arbustivo, ocorrendo, também em zonas húmidas. Em setembro, observa-se frequentemente em alimentação nas bermas de caminhos, prados e terrenos incultos, muitas vezes associada a umbelíferas de grande porte. Durante a migração outonal, pode mesmo ser encontrada no centro de grandes cidades, ou nas zonas de maior altitude, nas serras.
Na Primavera, época em que é bastante escassa, a felosa-musical, ocorre tipicamente entre março e abril. A passagem outonal estende-se do início de agosto a meados de novembro, registando-se um máximo de abundância durante o mês de setembro. As aves que ocorrem em Portugal são oriundas da Europa Ocidental, Central e Setentrional. A espécie alimenta-se de insetos e aranhas, ocasionalmente, no Outono, pode consumir bagas.
(CATRY, Paulo; COSTA, Hélder; ELIAS, Gonçalo; MATIAS, Rafael – AVES DE PORTUGAL: Ornitologia do território continental. Lisboa: Assírio & Alvim, 2010.)