Dendrocopos major

Reino: Animalia
Classe: aves
Estatuto de conservação:
Pouco Preocupante (LC)

O pica-pau-malhado distribui-se por todo o país, mas está ausente de vastas áreas pouco florestadas, como por exemplo as planícies centrais do Baixo Alentejo. Nas zonas de cota mais elevada, torna-se menos frequente; na serra da Estrela pode ocorrer até aos 1200 metros de altitude. Frequenta zonas florestais e agroflorestais bem desenvolvidas e algumas matas ripícolas. De uma forma geral, parecem ser mais numerosos em matas de folhosas do que em pinhais. Os ninhos dos pica-paus-malhados são normalmente escavados em árvores, embora sejam instalados com alguma frequência em postes telefónicos de madeira.

A espécie é principalmente residente, contudo, este pica-pau efetua alguns movimentos após a sua época de nidificação. A sua dieta é constituída sobretudo por insetos, mas pode também compreender sementes de árvores, no inverno e ovos e crias de aves durante o Verão.

(CATRY, Paulo; COSTA, Hélder; ELIAS, Gonçalo; MATIAS, Rafael – AVES DE PORTUGAL: Ornitologia do território continental. Lisboa: Assírio & Alvim, 2010.)

Projetos onde a espécie foi identificada